quarta-feira, 13 de abril de 2011

O céu continua azul em São Paulo...

Boa noite.

Corajosos somos nós, habitantes de São Paulo!

Habitantes que vivem no meio de calçadas imundas, esburacadas, com restos de alimentos, copos plásticos, bitucas de cigarro, papéis, latas de cerveja e refrigerante, garrafas, caixas de remédios, folhas secas e tudo mais que se possa imaginar.

Habitantes que vivem em volta de rios extremamente poluídos, fedidos, feios e cercados por mares de asfalto, pontes e barracos. Que nos deprime, nos enoja, nos deixa com vergonha de ter que conviver com algo tão perturbador.

Habitantes que vivem cercados por propagandas, murais, chamadas e placas, todas cheias de cores, nomes e significados. Nos confunde, nos perturba, nos deixa com a cabeça perdida e alienada.

Habitantes que vivem cercados por barulhos, sejam eles de carros, ônibus, caminhões, aviões, celulares, buzinas, música alta, latidos de cachorros, etc. Barulhos que ensurdecem, que dão dor de cabeça, que acabam com nosso sono e nos estressam.

Habitantes que vivem no meio de um ar poluído, abafado, cheio de odores desagradáveis causados pelo cigarro, esgoto, fumaça dos veículos, etc. É monóxido de carbono, é óxido de enxofre, é metano e mais um monte de gases por aí.

Habitantes que sentem medo da chuva. Chuva que é ácida, que causa estragos, que destrói casas, que mata pessoas, que solta raios, que derruba árvores, que faz a cidade parar e ficar passiva diante da força da natureza.

Habitantes que vivem em meio ao cinza, com prédios, casas, calçadas, asfalto, muros, bancas de jornal, pontes, construções, elevadores e aeroportos. Um tom monocromático, sem vida, sem expressão, sem absolutamente nada.

Habitantes que vivem em locais apertados, passando calor, desconforto, como se fosse um monte de lixo, presos dentro de caixas de metais com rodas, ao ar livre ou dentro de um túnel escuroque nos leva de um lugar ao outro, muitas vezes sem destino.

Habitantes que vivem no meio de luzes exageradas, que piscam, que nos cegam, que tem diversas cores, tons e intensidades. Luzes que nos tira da realidade, que nos acorda e nos dão sono, que nos faz perder o rumo e que tentam disfarçar a noite. Noite essa que por diversas vezes, nos deixa sem estrelas.

Habitantes que vivem com medo de outros habitantes, seres estranhos, impuros, malignos, diferentes e assustadores. Quantas roupas, quantos sotaques, quantos cabelos, quantos estilos e quantas raças. Seres que roubam, que matam, que vivem nas ruas, que usam drogas, que falam mal e que agridem.

Habitantes que deitam em suas camas e se lembram que amanhã terão outro longo dia pela frente, com todas as dificuldades citadas acima. Têm pesadelos, têm insônia, têm angústia, têm carência e que, muitas vezes, desejam que o sono seja eterno.

E mesmo com tudo isso, com todo esse sofrimento, com todo esse caos que ronda o nosso cotidiano, é fantástico acordar em um sábado, abrir a janela do quarto, ouvir o canto de alguns pássaros e notar que no fundo, o céu continua azul em São Paulo.

Pois é amigos, em meio a toda essa calamidade, existe algo bom e bonito para nos renovar a energia, para nos dar força, para nos fazer parar e pensar que vivemos por um propósito, seja lá qual ele for.

Lembrem-se: o céu continua azul em São Paulo.

Um grande abraço.

Frase do dia.

"Não há nada como um bebê recém-nascido para renovar seu espírito - e para reforçar sua decisão de tornar o mundo um lugar melhor." (Virginia Kelley)

4 comentários:

  1. Interessante como essas "pequenas coisas" aparecem de repente, quando tudo ao nosso redor tá errado. Quantas noites minhas foram salvas por um simples e inconsciente desviar de olhos pro céu, onde encontrei uma lua brilhando... Parece que tá ali de propósito, como se dissesse: "Relaxa. Não foi tão ruim assim."
    Lindo texto, Helder! *-*

    ResponderExcluir
  2. Nem preciso comentar o quanto sou sua fã,né Delícia? =)
    Maria

    ResponderExcluir
  3. Boa man... ótimo texto, refletir sobre a vida é bem eu piro direto nesses assuntos.

    Abraço!
    :{

    Curtiu meu emoticon com bigode rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. muito bom..!!!!!gostei de verdade!

    tenho certeza que vc vai ser um otimo jornalista...ou o que vc escolher pra sua vida!

    beijos querido!

    ResponderExcluir